top of page

Missão Voyager: Chuck Berry levou o Blues ao espaço

Hoje, 05 de setembro, é o aniversário de 46 anos da Missão Voyager, que foi um marco gigantesco na história da exploração espacial. Sendo o programa mais longo de todos os tempos. As sondas foram enviadas ao espaço com o propósito de estudar o sistema solar e consigo carregam um registro cultural da Terra, nele há a música de Chuck Berry. Nesse texto vamos conhecer a história do primeiro Blues enviado ao espaço.


Chuck Berry e Voyager
Imagem destaque

A Missão Voyager

Em 20 de agosto de 1977, a NASA fez o lançamento da sonda Voyager 2 ao espaço e 16 dias depois, no dia 05 de setembro de 1977, foi lançada sua “irmã gêmea” Voyager 1. Essas datas tão específicas foram escolhidas por um motivo único, elas marcaram um alinhamento preciso de planetas que só ocorre a cada 175 anos. Com isso, os sondas poderiam ser impulsionadas gravitacionalmente e assim reduzindo bastante seu tempo de viagem. A Voyager 2 percorreu Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, já Voyager 1 ficou por Júpiter e Saturno.


O Disco de Ouro

Carl Sagan, um dos maiores nomes da astronomia, teve a ideia de colocar em cada uma das sondas um disco dourado com sons e imagens da Terra. As “Mensagens Douradas” eram compostas por 155 imagens, 31 áudios (contendo músicas e sons da terra) e saudações em 55 línguas. As imagens eram sobre pessoas, plantas, anatomia humana, animais, paisagens, construções… uma representação geral da terra. Os cientistas optaram por não colocar nada sobre guerras para não parecer uma ameaça e também não há representações religiosas.

Disco de Ouro Missão Voyager
Imagem: Disco de Ouro Missão Voyager (Reprodução/Revista Galileu

Chuck Berry: A Escolha Musical

A parte sonora dos discos dourados, trazia sons da terra como vulcões em erupção, canto de baleias, lançamento de foguetes, tempestades e muitos outros. Na parte musical, os clássicos Bach, Beethoven e Mozart foram representados juntamente do lendário Chuck Berry.


Um dos maiores nomes da história do Rock que bebeu diretamente da fonte do Blues. A música “Johnny B Goode” foi a escolhida, que possui uma forte influência do Blues sendo reconhecida mundialmente. O blues não é apenas um gênero musical, mas também uma expressão de experiências humanas profundas, muitas vezes evocando sentimentos de luta, esperança e superação. Combinada com a grandeza de Chuck Berry, essa foi uma escolha certeira.


Essa é uma missão muito importante para a humanidade, um marco em nossa história. Ter um Blues de Chuck Berry viajando no espaço pode parecer algo tolo à primeira vista, mas não é, estamos compartilhando uma parte significativa de nossa identidade com o universo.

“O lançamento desta garrafa no oceano cósmico representa algo muito esperançoso sobre a vida neste planeta” - Carl Sagan

Referências: Johnny B Goode:


Chuck Berry - The Blues:

Revista Galileu, Gaiaciência, NRP.org, UFMG.br

bottom of page